Salmos 7 - Refúgio na Justiça Divina

Salmos-7 - Refúgio-na-Justiça-Divina
 

Salmos 7

Tema: Salmos 7 - Refúgio na Justiça Divina


Introdução:

O Salmo 7 é uma poesia intensa que reflete a confiança de Davi na justiça divina em face da adversidade. Neste lamento, o salmista busca refúgio no Senhor diante das acusações injustas. Este estudo explorará a profundidade do Salmo 7, destacando a busca do salmista por justiça e proteção divina, bem como a certeza de que o Deus justo não deixa a impiedade sem resposta.


Leituras Complementares:

  1. Provérbios 21:15 (NVI): "Fazer justiça é alegria para o justo, mas causa pavor aos que praticam o mal."
  2. Romanos 12:19 (NVI): "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor."


Referência Bíblica: Salmos 7 (NVI) - Refúgio na Justiça Divina:

"Ó Senhor, meu Deus, em ti me refugio; salva-me e livra-me de todos os que me perseguem, para que, como leões, não me arrebatem, despedaçando-me sem que ninguém me livre. [...] Se tenho feito algum mal a quem não merecia, ou se tenho ajudado aquele que sem causa é meu adversário, então que o inimigo me persiga e me alcance; que me pisoteie no chão e reduza a pó a minha honra."


Explorando Salmos 7:


I. O Clamor por Refúgio (Salmos 7:1-2):

A. A Busca por Proteção Divina: 1. O refúgio em Deus: Davi confia no Senhor como seu lugar seguro. 2. O temor de ser despedaçado: A metáfora dos leões simboliza as ameaças que enfrenta.


II. A Apelação à Justiça Divina (Salmos 7:3-5):

B. A Certeza da Inocência: 1. O apelo à imparcialidade de Deus: Davi clama por justiça em sua causa. 2. O reconhecimento da própria retidão: A afirmação da inocência diante das acusações.


III. A Consequência da Impiedade (Salmos 7:6-17):

C. A Certezas das Respostas Divinas: 1. A oração pelo juízo divino: Davi apela para que Deus se levante em juízo. 2. A reflexão sobre as ações ímpias: O salmista pondera sobre as consequências para os ímpios.


Conclusão:

O Salmo 7 nos convida a considerar a nossa postura diante da justiça divina. Assim como Davi, somos desafiados a buscar refúgio no Senhor, confiando que Ele é o Juiz justo que protege os que buscam a retidão. Que possamos, em meio às adversidades, seguir o exemplo de Davi ao clamar pela justiça de Deus, confiando que Ele não deixa a impiedade sem resposta. Que o Salmo 7 nos inspire a confiar na soberania de Deus, sabendo que Nele encontramos refúgio e justiça verdadeira.

Nenhum comentário