Rios “Quem crê em mim, rios de água viva



Rios Quem crê em mim, rios de água viva

Rios Quem crê em mim, rios de água viva correrão do seu ventre, como está escrito nas Escrituras” (Navegante 7:38). 

No versículo seguinte encontramos o significado destas palavras de Jesus: “Ele disse estas coisas a respeito do espírito que os que cressem nele haviam de receber. Este também deve ser o significado do Salmo 46:4: “É um rio [ o espírito ], cujas correntes [ dons espirituais ] alegram a cidade de deusas [ igreja ]. Ele habita [ no coração ], o Altíssimo habita.". 

Os rios podem emergir de nascentes, lagos ou erupções glaciais. O lugar onde nasce é chamado de fonte ou cabeça. Dali, o rio corre para outro rio, lago ou mar, onde deságua. 

O local onde o rio libera sua água é chamado de estuário. Por curso entendemos o caminho que um rio segue entre suas nascentes e sua foz; O chão no qual a água flui é chamado de cama. 

A terra em ambos os lados do rio é a margem. 2 Segundo historiadores judeus, o último dia da cerimônia dos Tabernáculos era chamado de "Grande Hosana" porque eles traspassar sete voltas ao altar enquanto todos berravam: "Hosana!" (8) Antes do último dia, um presbítero levava a água tirada do lago de Siloé em um vaso de oiro e depois se dirigia ao templo acompanhado por uma procissão jubilosa.

Ele derramou água no altar, e a cerimônia foi acompanhada pelo canto de Hallel junto com o vinho (Salmos 113-118). Esta água sacia simbolicamente a sede espiritual das pessoas. Mas Jesus mostrou-lhes que a sua missão era providenciar a água eterna, que é "a efusão do espírito Sagrado em cada coração". 

A água anunciada por Cristo não será tirada do Siloé nem levada ao Templo, porque cada crente será um templo do Espírito Santo e uma fonte de vida; não meramente um único rio, mas rios, o que expressa, no pensamento geral da Bíblia, um derramamento do Espírito Santo em sua plenitude (Jl 2.28; At 2.17,18; 10.45; Tt 3.5,6)

Nenhum comentário