Quem foi Abraão ?


Quem foi Abraão ?

Abraão foi filho de Terá, e sua família era natural da cidade de Ur dos Caldeus, localizada na Mesopotâmia. Após a morte do irmão de Abraão, a família saiu de Ur em direção à terra de Canaã. Eles foram até Harã, e habitaram ali (Gênesis 11:31). Tanto Ur quanto Harã, eram cidades pagãs e centros de adoração ao deus da lua.

É muito difícil de afirmar com exatidão o período do nascimento de Abraão, mas a maioria dos estudiosos estabelece o início do segundo milênio antes de Cristo como data aproximada para seu nascimento. Isso está de acordo com uma possível cronologia utilizando os personagens bíblicos, além das descobertas arqueológicas que atestam um paralelo impressionante com o relato bíblico. 

Abraão é conhecido como "o amigo de Deus" e sua história é marcada por sua obediência, confiança e fé em Deus, mesmo diante de situações aparentemente impossíveis. Ele é considerado o pai do povo escolhido de Deus e um exemplo de fé para todas as gerações subsequentes.


Além disso, Abraão também teve um papel importante na história de sua descendência. Ele teve um filho com sua serva Agar, chamado Ismael, que se tornou o ancestral de muitos povos árabes. Posteriormente, Deus testou a fé de Abraão pedindo-lhe para sacrificar seu filho Isaque, mas no último momento providenciou um cordeiro para o sacrifício, demonstrando sua fidelidade e provendo uma lição sobre a provisão divina.


A história de Abraão é repleta de ensinamentos sobre fé, obediência e confiança em Deus. Sua vida e suas ações têm impacto tanto no contexto religioso quanto na compreensão da origem do povo hebreu e na relação com Deus. Abraão é reverenciado como uma figura de grande importância na história da fé e como um exemplo para todos os crentes.


Nenhum comentário