Jó por questionar o Criador.
Jó por questionar o Criador.
Em que época ocorreu a história de Jó?
Essa pergunta é muito difícil de responder, pois não há como
determinar com certeza quem foi o autor do livro que traz seu nome, nem mesmo a
data em que foi escrito. Existe uma referência a Jó no livro do profeta
Ezequiel, onde ele o menciona ao lado de Daniel e Noé.
Existe alguma possibilidade do Daniel mencionado por
Ezequiel não ser o profeta Daniel, mas sim um heroico rei mencionado num texto
ugarítico que viveu numa época muito remota. Se for este o caso, então Jó viveu
em uma data tão recuada quanto os outros dois personagens.
A melhor probabilidade é a de que Jó tenha vivido na era
patriarcal, pelo menos é isto o que alguns detalhes biográficos sobre ele
parecem sugerir, como por exemplo, o fato d’ele ter vivido cerca de dois
séculos (Jó 42:16) e o papel que desempenhava semelhante ao de Abraão como
sacerdote da família (Jó 1:5; cf. Gn 15:9,10). JÓ 32-37 Eliú denuncia Jó por alegar ser inocente, e seus amigos, por falhar em ajudá-lo. Eliú argumenta que Deus não condena injustamente, e acusa )ó de arrogância por achar que é justo. Eliú diz que Deus é sensível a nós em sua sabedoria, e condena Jó por questionar o Criador.
I. O Monólogo de Eliú : Porque Eliú fala (32.1-33.7): Outro homem chamado Eliú repreende Jó e seus três amigos. Um jovem irado (32.1-15): Eliú, mais novo que Jó e seus amigos, . fica irado com Jó por ele se recusar a reconhecer sou pecado. Ele repreende os outros por não dar respostas adequadas as perguntas de Aquietem-se e ouçam-me (32.16-22): Agora que ouviu Jó e seus amigos, exige que ouçam suas palavras há muito guardadas. Você pode confiar em mim (33.1-7): Eliú assegura a Jó que falará a verdade sinceramente, e que não deve ser temido.
II. O Monólogo de Eliú : Onde Jó Está Errado (33.8-34.37): Eliú corrige o que ele acredita serem as hipóteses erradas de Jó.
A. Deus fala a nós de várias formas (33.8-22): Jó acusou Deus de não responder às reclamações das pessoas. Eliú argumenta que Deus fala através de sonhos, através de visões e até mesmo através de dor e doença, mas as pessoas não reconhecem isso.
B. Deus nos ouve (33.23-30): Eliú afirma que Deus ouve e responde às orações daqueles que possuem um mediador que mostra que eles são justos.
C. Cale-se e ouça (33.31-33): Eliú diz a Jó que fale, se tiver algo a dizer. Caso contrário, deve ficar quieto e refletir com relação à sabedoria que Eliú lhe ensinará.
D. Ouçam-me, vós, homens sábios (34.1-4): Eliú convida todos os que são sábios para discernir se Jó está correto.
E. Jó está amargurado e é arrogante (34.5-9): Eliú acusa Jó de estar sendo arrogante ao alegar inocência. Ele crê que Jó busca o companheirismo das pessoas ímpias.
F. Deus recompensa seu povo de acordo com seus feitos (34.10-32):
É por isso que Eliú crê que Jó seja arrogante. Ele argumenta que Jó não pode ser justo porque ele está sofrendo, e Deus não pune injustamente o justo nem permite que o ímpio fique impune.
G. Deus não responde a você (34.33-37): Eliú acusa Jó de blasfêmia e rebeldia porque acusou Deus de permitir que ele sofresse injustamente.
III. O Monologo de Eliú : oue Jó Precisa Perceber (35.1 -36.21 ): Eliú continua a corrigir a forma de Jó pensar.
A. Você não pode mover a mão de Deus (35.1-8): Eliú diz a Jó que ele não deveria esperar que Deus atendesse a ele simplesmente porque Jó é justo. Nossas ações não podem forçar Deus a fazer coisa alguma.
B. No tempo certo de Deus (35.9-16): O Todo-poderoso realmente provê consolo ao oprimido, mas tudo a seu tempo.
C. Deus usa o sofrimento para o bem (36.1-15): Eliú afirma que Deus usa o sofrimento para corrigir e instruir as pessoas.
D. Mude sua atitude (36.16-21 ): Eliú diz a Jó que seja paciente em seus problemas e os encare como uma forma de Deus ajudá-lo.
IV. O Monólogo de Eliú : oque Deus Fez (36.22-37.24)
A. Quem entende os meios de Deus? (36.22-37.13): Eliú enumera uma série de maravilhas na natureza que demonstram a grandeza de Deus.
À luz de tal grandeza, como é que Jó pode dizer a Deus o que fazer?
B. Você não sabe nada (37.14-24): Eliú instrui Jó a deslumbrar-se com Deus e demonstrar reverência.
218
Nenhum comentário