Eliseu provê azeite para uma viúva



Eliseu provê azeite para uma viúva


(II REIS 3-4) Jorão sucede Acazias e vai à guerra contra Moabe. O Senhor provê água a Israel e Judá, e usa isto para atrair os moabitas à sua destruição. Eliseu provê azeite para uma viúva, ressuscita uma criança, purifica uma panela de comida e alimenta 100 homens com apenas um bocado de comida.

I. Eliseu e o R ei J o r ã o (3.1-14)  O rei incompetente (3.1-9) 
1. A idolatria de Jorão (3.1-3): O filho de Acabe, Jorão (algumas vezes chamado Jeorão), torna-se o nono governante de Israel. Ele pratica a idolatria, embora remova uma coluna sagrada de Baal. 
2. A intenção c/e Jorão (3.4-8): O rei Jorão induz o rei Jeosafá de Judá a ajudá-lo a combater os moabitas, que se rebelaram contra ele. 
3. A inépcia de Jorão (3.9): Após sete dias de marcha, o exército de Jorão fica sem água no deserto. O profeta indignado (3.10-27
1. O pedido (3.10-12): O rei Jeosafá pede ao rei Jorão que busque instruções com um profeta do Senhor. 
2. A repreensão (3.13-14): Os dois reis perguntam a Eliseu o que ele faria, mas ele diz ao rei de Israel que nada tem com isso. Depois que o rei Jorão implora juntamente com Jeosafá, Eliseu concorda em ajudá-lo por causa do rei Jeosafá. 
3. A resposta (3.15-19): Enquanto a harpa é tocada, Eliseu recebe uma mensagem do Senhor que o vale seco adiante deles se encherá de água e que eles derrotarão os moabitas. 
4. A água vermelha (3.20-23): A água aparece, conforme o Senhor havia prometido. O sol da manhã faz com que ela pareça sangue pará os moabitas, e eles pensam que os exércilos destruíram a si mesmos. 
5. A expulsão (3.24-27)

II \o desespero e. A derrota de Moabe (3.24-25): Quando os moabitas chegam para saqueá-los, os soldados de Israel os destroem. () desespero de Moabe (3.26-27): O rei de Moabe percebe que suas forças estão sendo vencidas. Oferece seu primogênito em holocausto e o exército israelita retorna para casa.

II. Eliseu e a Viúva Pobre (4.1-7). O problema da viúva (4.1-2): Uma viúva de um dos colegas profetas de Eliseu é ameaçada de ter seus dois filhos tomados como escravos por causa de dívidas não pagas. 
Tudo o que ela tem é um pote de azeite. A ordem de Eliseu (4.3-7): Eliseu instrui a viúva a tomar emprestadas todas as vasilhas que conseguir. O azeite enche todas as vasilhas. Eliseu a orienta a vender o azeite, pagar suas dívidas e sustentar sua família com o restante do dinheiro.

III. Eliseu e a Mulher S unamita (4.8-37) A. A hospitalidade (4.8-1 7
1. O quarto (4.8-10): Uma mulher rica de Suném prepara um quarto especial para Eliseu, sempre que ele estiver por perto. 
2. A recompensa (4.11-1 7): Eliseu deseja recompensá-la por sua hospitalidade, então promete que ela terá um filho dentro de um ano. 
3. A dor do coração (4.18-28). A razão de seu pranto (4.18-21): Anos mais tarde, seu filho adoece e morre. 
4. A solução para seu pranto (4.22-31): A mulher encontra Eliseu e conta sobre seu filho. Eliseu envia Geazi adiante para colocar seu bordão sobre o rosto do menino, mas nada acontece. A felicidade (4.32-37): Eliseu recupera a vida do garoto e o leva à sua mãe, que é tomada de felicidade.

IV. Eliseu e os Profetas (4.38-44): Eliseu retorna a Gilgal e a fome instala-se na terra. 
A. A comida envenenada (4.38-41): Um dos profetas de Eliseu cozinha para os outros, mas, sem saber, usa ingredientes venenosos. Eliseu purifica a comida, jogando um pouco de farinha na panela. B. A comida abundante (4.42-44): Eliseu orienta um homem a dar um saco de grãos e 20 pães para 100 profetas. O homem assim faz, e há comida mais do que suficiente para todos

Nenhum comentário