Quem tomará parte do arrebatamento? O noivo e a noiva
Quem tomará parte do arrebatamento?
O noivo e a noiva
Quem
tomará parte do arrebatamento? Os salvos; de que período? Os salvos do período
da Igreja. Quem são os salvos no período da igreja? Todos que verdadeiramente
nasceram de novo, os que fazem parte do Corpo de Cristo, independentemente de
seu "estágio" de santificação. O Espírito Santo é o nosso selo, nosso
penhor, nossa garantia; o Espírito Santo é a "marca" de Deus naqueles
que verdadeiramente nasceram de novo e fazem parte do Corpo de Cristo, a
Igreja. Portanto, todos esses, que tem a garantia, o selo, o penhor, serão
arrebatados no dia de nosso Senhor Jesus Cristo; todos esses compõe o Corpo de
Cristo, a noiva do Cordeiro e no dia do arrebatamento, o noivo vem buscar sua
noiva, então quem é parte da "noiva" irá ao encontro do noivo.
O princípio da Igreja
Quando
começou a Igreja? No dia de Pentecostes, 50 dias após a ressurreição de Jesus.
Quando vai terminar o período da Igreja aqui na Terra? No dia do arrebatamento.
Portanto, os salvos entre o dia de Pentecostes e o dia do arrebatamento,
tomarão parte do arrebatamento. Eu pergunto: e os salvos do V.T., aqueles que
foram salvos de Israel e das nações, antes da 1ª vinda de Jesus? Como será com
Adão, Noé, Enoque, Sete, Abraão, Moisés, Elias, Elizeu, Isaías, etc; todos
esses não são salvos? Esses não serão arrebatados? Esses todos são salvos, mas
vamos repetir para gravar bem: o arrebatamento é o encontro de quem? Encontro
do noivo, que é Jesus, com a noiva, que é a Igreja. Então, os salvos antes do
dia de Pentecostes, não tomarão parte do arrebatamento.
A
Igreja é mais importante que Israel? Não; se Israel faltar, o plano de Deus
fica incompleto; se a Igreja faltar, o plano de Deus também fica incompleto.
Então, o que acontecerá com os salvos do V.T.?
João Batista é salvo? Ele pertence a Igreja? João Batista é
salvo, mas não pertence a Igreja, ele morreu antes de Jesus morrer e
ressuscitar e bem antes do dia de Pentecostes. Então, a que grupo de salvos
João Batista pertence? Ele é salvo do V.T., e pertence a Israel.
João 3:22-29 O povo estava questionando João Batista ser ele
o Cristo (o Messias) ou não.
V.28;
"não sou eu o Cristo..."
V.29;
quem é você afinal? Esse era o questionamento do povo. João Batista fala:
"aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente
e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está
completo". Como João se classifica, de noiva ou amigo do noivo? Israel, é
o amigo do noivo. Em festas de casamentos, no meio de Israel, era muito
importante o papel dos amigos do noivo; eram eles que celebravam, que
comemoravam o casamento, juntos e na alegria.
João
Batista estava colocando tudo no lugar e falou assim: "eu não sou o
Cristo, eu fui enviado como precursor e eu também não sou a noiva, sou amigo do
noivo". Ele explicou tudo em poucas palavras. "Quem tem a noiva é o
noivo, eu sou amigo do noivo; e o amigo do noivo fica muito feliz quando ouve a
voz do noivo e essa alegria eu tive pois ouvi a voz do noivo".
Lucas 5:33-34 Os fariseus e escribas estavam questionando
Jesus: nós jejuamos, os seus discípulos não jejuam?
V.34;
Jesus responde: podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias
enquanto o noivo está com eles? Em outras palavras: podeis fazer jejuar os
convidados para o casamento, enquanto o noivo está presente? Israel, como
nação, não é a noiva, é o amigo do noivo, é o convidado para o casamento do
noivo com a noiva. Veremos, no estudo de Apocalipse, que o Milênio é chamado de
"Ceia das Bodas do Cordeiro", ou seja, a festa do casamento do
Cordeiro (Jesus) com sua noiva (a Igreja).
O que
acontecerá com os salvos do V.T.? os que morreram desde Adão até o dia de
Pentecostes. O último morto do V.T., registrado na Bíblia, é o ladrão da cruz,
aquele para quem Jesus falou: ainda hoje estarás comigo no paraíso. Esse ladrão
aceitou Jesus momentos antes de morrer; ele pertence a Igreja? Não, claro que
não; ele morreu antes da Igreja ser fundada, ele faz parte do grupo chamado
"amigos do noivo". Então, desde Adão até aquele ladrão, todos os que
creram em Deus e praticaram como prova de FÉ as determinações de Deus,
sacrificando animais e tudo mais, quando eles serão ressuscitados?
Daniel 12:1-2
V.1;
" naquele tempo se levantará Miguel ... que se levanta a favor dos filhos
do seu povo ...", está falando para Israel. "Mas naquele tempo
livrar-se-á o seu povo ..."; livrar-se-á Israel do que? Final da
Tribulação.
V.2;
"e muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão ..."
Naquele
tempo, o tempo do final da tribulação; está tudo interligado, estão percebendo?
"Naquele tempo, muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão, uns
para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno". Aí já está
falando até do juízo final no fim do Milênio. Estão entendendo? No final do
período da Igreja, os salvos desse período, ressuscitarão; depois vem a
tribulação e, no final, haverá a batalha do Armagedom. É nesta batalha que
Israel será salvo; e "muitos dos que dormem ... ressuscitarão".
Portanto, todos os salvos do V.T. e os salvos que morreram na tribulação, nesse
dia, ressuscitarão com corpos glorificados.
A
Bíblia não especifica em qual exato momento, sabemos que a seqüência é: a
Igreja sobe no arrebatamento, haverá o tribunal de Cristo (que estudaremos
ainda), depois haverá as bodas do Cordeiro (onde a Igreja estará
definitivamente com Jesus); aí então, os santos do V.T. e os santos da
tribulação, ressuscitarão e, todos juntos com a Igreja, voltam com Jesus em sua
2ª vinda à Terra.
Quando
Jesus voltar à Terra para implantar o seu reino milenar, ele vem com sua
esposa, a Igreja, e juntos vem também todos os santos do V.T. e os que morreram
salvos na tribulação.
Zacarias
14:5 Jesus porá seus pés sobre o monte das Oliveiras; V.5, "então virá o
Senhor (Jesus) meu Deus, e todos os santos com ele". A Igreja, os salvos
do V.T. e os que morreram salvos na tribulação, todos ressuscitados em corpos
glorificados.
II Tessalonicenses 2:1-10
V.1;
para quem Paulo está falando? "irmãos"; para a Igreja.
V.2;
qual o assunto, de que dia Paulo está falando? O dia do Senhor, Paulo está
falando da chegada do dia do Senhor, da chegada da tribulação.
O que
Paulo está falando para a Igreja? "olha gente, nem que vocês recebam
epístola, carta, informação, recado, telegrama, telefonema, etc., de que chegou
o dia do Senhor, a tribulação..."; é sobre isso que Paulo está falando.
Ele começa assim, falando do arrebatamento: "quanto a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele ...", nossa
reunião com ele, é o arrebatamento. Em seguida, Paulo fala da chegada do dia do
Senhor, a tribulação; "como se o dia do Senhor já estivesse perto". E
no V.3 Paulo diz: "ninguém de modo algum vos engane", é mentira.
Paulo está desmentindo um boato que estava surgindo já naquele tempo de que a
tribulação estava perto. V.2; "como se procedesse de nós através de
epístola".
V.3;
"ninguém de modo algum vos engane; porque isso não sucederá sem que venha
primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição ...
V.9".Paulo está explicando: "gente, nós não estamos no dia do Senhor
(na tribulação), porque ainda não veio a apostasia". Aqui é que está a
grande confusão no entendimento. O que é apostasia? Em nosso contexto comum,
quando alguém diz assim: "fulano apostatou"; significa que ele se
rebelou contra Deus, que se afastou da fé.
O que
significa a palavra apostasia? Em grego é a mesma palavra, ela não foi
traduzida para o português, foi transliterada. Como essa palavra tomou a
conotação de "rebelião contra Deus, afastamento de Deus". Hoje
quando, no meio do povo de Deus, se fala "apostasia", logo se pensa:
se afastou de Deus, se afastou da fé.
Porém,
como a palavra "apostasia" em si, está escrita aqui em
Tessalonicenses, não quer dizer isso. O verbo de onde vem a palavra apostasia é
"afistemi", e quer dizer: retirado, ir embora, partir, retirar-se de.
Para significar: cair da verdade ou se afastar da verdade, o contexto tem que
levar a isso. Se a palavra aparece sozinha, sem que o contexto nos leve a esse
entendimento, não temos autoridade para dizer que é afastamento da fé.
O verbo "afistemi" aparece 15 vezes no V.T.; 11
vezes significando partir, sair, ir embora. Vamos analisar algumas passagens:
Lucas 2:37; está falando de Ana, que era viúva de 84 anos, e
que "não se afastava (apostatava - afistemi) do templo."
Lucas 4:13; "... retirou-se (apostatou, afistemi) dele
até a ocasião oportuna". Apartou- se, retirou-se; quando lemos entendemos:
foi embora, partiu. É essa a conotação geral da palavra "afistemi".
Lucas 13:27; "... apartai-vos (afistemi) de mim ..."; é a mesma
palavra, apartai-vos de mim, saí para longe, vá embora, não é isso? Essa é a
palavra "afistemi". Então, se você levantar por número de vezes que
ela aparece no N.T., o sentido predominante é o ato de uma pessoa separar-se de
um lugar ou de alguém.
Uma
única vez a palavra "afistemi" aparece em apostasia da fé, e é
explicado claramente no contexto.
I Timóteo 4:1; apostatarão da fé.
Aqui é
o mesmo verbo afistemi que lemos em Lucas, porém está claramente referindo-se a
afastar-se da fé, o contexto explica assim. Se traduzirmos a palavra sempre
como afastar-se da fé, é um grande erro. Temos que analisar o contexto onde a
palavra está inserida. Se o contexto falar de fé, aí sim será afastar-se da fé.
Dizer-se que originalmente esta palavra significa afastar-se da fé, não é
correto. A palavra significa: partir de; retirar-se. Para ser afastar-se da fé,
o contexto tem que explicitar.
Agora,
lá em II Tessalonicenses, qual é o assunto? É fé ou é vinda de Jesus? O assunto
de fé não é nem citado; lemos isso no V.1-9. Qual é o assunto? Paulo está
explicando: "olha, quanto a nossa reunião com o Senhor Jesus (quer dizer,
quanto ao arrebatamento), cuidado, vocês podem ser enganados, estão saindo
boatos por aí, porém nós não estamos na tribulação" Porque? E Paulo
conclui: "porque para chegar a tribulação é preciso que venha a
partida"; é só assim que temos que traduzir.
V.3;
"Isso não sucederá sem que venha primeiro a partida", quer dizer: a
tribulação ( o dia do Senhor) não vem sem que venha a partida". Só isso,
não está falando de fé, não diz partida de fé.
E que
partida é essa? Vamos analisar na gramática da língua grega. "Sem que
venha primeiro a partida". No grego, quando aparece o artigo definido, é
para pararmos e prestarmos atenção, sabe porque? Porque os substantivos no
grego já são definidos por si mesmos; não dizemos no grego: o menino. Quando
aparece "menino", já é definido. Quando for indefinido é que temos
que por o artigo. Quando um substantivo, que por si já é definido, aparece com
um artigo definido, é para prestarmos atenção, é porque alguma coisa muito
específica vai ser falada. E quando isso aparece, significa que a pessoa que
está falando, sabe do que se trata ou aquilo já foi relatado e essa pessoa,
presume que o leitor saiba do que está sendo falado. Nesta passagem, Paulo não
explica nada, ele só fala: a partida; só isso. Se fosse traduzir para o
português, tinha que ser assim: "olhem, o dia do Senhor não vem, sem que
antes venha a partida".
É isso
que está acontecendo em II Tessalonicenses; Paulo fala assim: calma, a
tribulação não começou, pois para começar tem que vir antes a partida. Agora,
será que aqueles leitores sabiam do que Paulo estava falando? Claro que sim,
como começa o V.1? "Quanto a nossa reunião...", está no contexto
restrito do que Paulo está falando. Outro argumento forte: para quem Paulo está
falando este assunto? Para os Tessalonicenses. E para quem Paulo descreveu
detalhadamente acerca do arrebatamento em uma carta anterior? Foi para os
mesmos Tessalonicenses. Portanto, Paulo não precisava explicar mais nada.
Então,
não confundam mais e nem se deixem ensinarem errado; esta palavra
"apostasia" aqui em II Tessalonicenses, significa simplesmente
"afastamento, partida", e está se referindo ao arrebatamento. Não tem
nenhuma indicação de afastamento da fé ou de Deus, mas sim está falando de
nossa reunião com o Senhor Jesus.
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