Quem tomará parte do arrebatamento? O noivo e a noiva


Quem tomará parte do arrebatamento?
O noivo e a noiva


                Quem tomará parte do arrebatamento? Os salvos; de que período? Os salvos do período da Igreja. Quem são os salvos no período da igreja? Todos que verdadeiramente nasceram de novo, os que fazem parte do Corpo de Cristo, independentemente de seu "estágio" de santificação. O Espírito Santo é o nosso selo, nosso penhor, nossa garantia; o Espírito Santo é a "marca" de Deus naqueles que verdadeiramente nasceram de novo e fazem parte do Corpo de Cristo, a Igreja. Portanto, todos esses, que tem a garantia, o selo, o penhor, serão arrebatados no dia de nosso Senhor Jesus Cristo; todos esses compõe o Corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro e no dia do arrebatamento, o noivo vem buscar sua noiva, então quem é parte da "noiva" irá ao encontro do noivo.

O princípio da Igreja

                Quando começou a Igreja? No dia de Pentecostes, 50 dias após a ressurreição de Jesus. Quando vai terminar o período da Igreja aqui na Terra? No dia do arrebatamento. Portanto, os salvos entre o dia de Pentecostes e o dia do arrebatamento, tomarão parte do arrebatamento. Eu pergunto: e os salvos do V.T., aqueles que foram salvos de Israel e das nações, antes da 1ª vinda de Jesus? Como será com Adão, Noé, Enoque, Sete, Abraão, Moisés, Elias, Elizeu, Isaías, etc; todos esses não são salvos? Esses não serão arrebatados? Esses todos são salvos, mas vamos repetir para gravar bem: o arrebatamento é o encontro de quem? Encontro do noivo, que é Jesus, com a noiva, que é a Igreja. Então, os salvos antes do dia de Pentecostes, não tomarão parte do arrebatamento.
             
A Igreja é mais importante que Israel? Não; se Israel faltar, o plano de Deus fica incompleto; se a Igreja faltar, o plano de Deus também fica incompleto. Então, o que acontecerá com os salvos do V.T.?
João Batista é salvo? Ele pertence a Igreja? João Batista é salvo, mas não pertence a Igreja, ele morreu antes de Jesus morrer e ressuscitar e bem antes do dia de Pentecostes. Então, a que grupo de salvos João Batista pertence? Ele é salvo do V.T., e pertence a Israel.


João 3:22-29 O povo estava questionando João Batista ser ele o Cristo (o Messias) ou não. 

                V.28; "não sou eu o Cristo..." 
                V.29; quem é você afinal? Esse era o questionamento do povo. João Batista fala: "aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo". Como João se classifica, de noiva ou amigo do noivo? Israel, é o amigo do noivo. Em festas de casamentos, no meio de Israel, era muito importante o papel dos amigos do noivo; eram eles que celebravam, que comemoravam o casamento, juntos e na alegria.
                João Batista estava colocando tudo no lugar e falou assim: "eu não sou o Cristo, eu fui enviado como precursor e eu também não sou a noiva, sou amigo do noivo". Ele explicou tudo em poucas palavras. "Quem tem a noiva é o noivo, eu sou amigo do noivo; e o amigo do noivo fica muito feliz quando ouve a voz do noivo e essa alegria eu tive pois ouvi a voz do noivo".
Lucas 5:33-34 Os fariseus e escribas estavam questionando Jesus: nós jejuamos, os seus discípulos não jejuam?  



                

V.34; Jesus responde: podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? Em outras palavras: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está presente? Israel, como nação, não é a noiva, é o amigo do noivo, é o convidado para o casamento do noivo com a noiva. Veremos, no estudo de Apocalipse, que o Milênio é chamado de "Ceia das Bodas do Cordeiro", ou seja, a festa do casamento do Cordeiro (Jesus) com sua noiva (a Igreja).
                O que acontecerá com os salvos do V.T.? os que morreram desde Adão até o dia de Pentecostes. O último morto do V.T., registrado na Bíblia, é o ladrão da cruz, aquele para quem Jesus falou: ainda hoje estarás comigo no paraíso. Esse ladrão aceitou Jesus momentos antes de morrer; ele pertence a Igreja? Não, claro que não; ele morreu antes da Igreja ser fundada, ele faz parte do grupo chamado "amigos do noivo". Então, desde Adão até aquele ladrão, todos os que creram em Deus e praticaram como prova de FÉ as determinações de Deus, sacrificando animais e tudo mais, quando eles serão ressuscitados?

Daniel 12:1-2

                V.1; " naquele tempo se levantará Miguel ... que se levanta a favor dos filhos do seu povo ...", está falando para Israel. "Mas naquele tempo livrar-se-á o seu povo ..."; livrar-se-á Israel do que? Final da Tribulação. 
                V.2; "e muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão ..."
                Naquele tempo, o tempo do final da tribulação; está tudo interligado, estão percebendo? "Naquele tempo, muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno". Aí já está falando até do juízo final no fim do Milênio. Estão entendendo? No final do período da Igreja, os salvos desse período, ressuscitarão; depois vem a tribulação e, no final, haverá a batalha do Armagedom. É nesta batalha que Israel será salvo; e "muitos dos que dormem ... ressuscitarão". Portanto, todos os salvos do V.T. e os salvos que morreram na tribulação, nesse dia, ressuscitarão com corpos glorificados.

                A Bíblia não especifica em qual exato momento, sabemos que a seqüência é: a Igreja sobe no arrebatamento, haverá o tribunal de Cristo (que estudaremos ainda), depois haverá as bodas do Cordeiro (onde a Igreja estará definitivamente com Jesus); aí então, os santos do V.T. e os santos da tribulação, ressuscitarão e, todos juntos com a Igreja, voltam com Jesus em sua 2ª vinda à Terra. 
                Quando Jesus voltar à Terra para implantar o seu reino milenar, ele vem com sua esposa, a Igreja, e juntos vem também todos os santos do V.T. e os que morreram salvos na tribulação.
                Zacarias 14:5 Jesus porá seus pés sobre o monte das Oliveiras; V.5, "então virá o Senhor (Jesus) meu Deus, e todos os santos com ele". A Igreja, os salvos do V.T. e os que morreram salvos na tribulação, todos ressuscitados em corpos glorificados.



A Palavra "apostasia" em II Tessalonicenses 2:3

II Tessalonicenses 2:1-10
                V.1; para quem Paulo está falando? "irmãos"; para a Igreja.
                V.2; qual o assunto, de que dia Paulo está falando? O dia do Senhor, Paulo está falando da chegada do dia do Senhor, da chegada da tribulação.
                O que Paulo está falando para a Igreja? "olha gente, nem que vocês recebam epístola, carta, informação, recado, telegrama, telefonema, etc., de que chegou o dia do Senhor, a tribulação..."; é sobre isso que Paulo está falando.
Ele começa assim, falando do arrebatamento: "quanto a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele ...", nossa reunião com ele, é o arrebatamento. Em seguida, Paulo fala da chegada do dia do Senhor, a tribulação; "como se o dia do Senhor já estivesse perto". E no V.3 Paulo diz: "ninguém de modo algum vos engane", é mentira. Paulo está desmentindo um boato que estava surgindo já naquele tempo de que a tribulação estava perto. V.2; "como se procedesse de nós através de epístola".
                V.3; "ninguém de modo algum vos engane; porque isso não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição ... V.9".Paulo está explicando: "gente, nós não estamos no dia do Senhor (na tribulação), porque ainda não veio a apostasia". Aqui é que está a grande confusão no entendimento. O que é apostasia? Em nosso contexto comum, quando alguém diz assim: "fulano apostatou"; significa que ele se rebelou contra Deus, que se afastou da fé.



                O que significa a palavra apostasia? Em grego é a mesma palavra, ela não foi traduzida para o português, foi transliterada. Como essa palavra tomou a conotação de "rebelião contra Deus, afastamento de Deus". Hoje quando, no meio do povo de Deus, se fala "apostasia", logo se pensa: se afastou de Deus, se afastou da fé.
                Porém, como a palavra "apostasia" em si, está escrita aqui em Tessalonicenses, não quer dizer isso. O verbo de onde vem a palavra apostasia é "afistemi", e quer dizer: retirado, ir embora, partir, retirar-se de. Para significar: cair da verdade ou se afastar da verdade, o contexto tem que levar a isso. Se a palavra aparece sozinha, sem que o contexto nos leve a esse entendimento, não temos autoridade para dizer que é afastamento da fé.
O verbo "afistemi" aparece 15 vezes no V.T.; 11 vezes significando partir, sair, ir embora. Vamos analisar algumas passagens:

Lucas 2:37; está falando de Ana, que era viúva de 84 anos, e que "não se afastava (apostatava - afistemi) do templo."

Lucas 4:13; "... retirou-se (apostatou, afistemi) dele até a ocasião oportuna". Apartou- se, retirou-se; quando lemos entendemos: foi embora, partiu. É essa a conotação geral da palavra "afistemi". Lucas 13:27; "... apartai-vos (afistemi) de mim ..."; é a mesma palavra, apartai-vos de mim, saí para longe, vá embora, não é isso? Essa é a palavra "afistemi". Então, se você levantar por número de vezes que ela aparece no N.T., o sentido predominante é o ato de uma pessoa separar-se de um lugar ou de alguém.
                Uma única vez a palavra "afistemi" aparece em apostasia da fé, e é explicado claramente no contexto.

I Timóteo 4:1; apostatarão da fé.
                Aqui é o mesmo verbo afistemi que lemos em Lucas, porém está claramente referindo-se a afastar-se da fé, o contexto explica assim. Se traduzirmos a palavra sempre como afastar-se da fé, é um grande erro. Temos que analisar o contexto onde a palavra está inserida. Se o contexto falar de fé, aí sim será afastar-se da fé. Dizer-se que originalmente esta palavra significa afastar-se da fé, não é correto. A palavra significa: partir de; retirar-se. Para ser afastar-se da fé, o contexto tem que explicitar.
                Agora, lá em II Tessalonicenses, qual é o assunto? É fé ou é vinda de Jesus? O assunto de fé não é nem citado; lemos isso no V.1-9. Qual é o assunto? Paulo está explicando: "olha, quanto a nossa reunião com o Senhor Jesus (quer dizer, quanto ao arrebatamento), cuidado, vocês podem ser enganados, estão saindo boatos por aí, porém nós não estamos na tribulação" Porque? E Paulo conclui: "porque para chegar a tribulação é preciso que venha a partida"; é só assim que temos que traduzir.

                V.3; "Isso não sucederá sem que venha primeiro a partida", quer dizer: a tribulação ( o dia do Senhor) não vem sem que venha a partida". Só isso, não está falando de fé, não diz partida de fé.

                E que partida é essa? Vamos analisar na gramática da língua grega. "Sem que venha primeiro a partida". No grego, quando aparece o artigo definido, é para pararmos e prestarmos atenção, sabe porque? Porque os substantivos no grego já são definidos por si mesmos; não dizemos no grego: o menino. Quando aparece "menino", já é definido. Quando for indefinido é que temos que por o artigo. Quando um substantivo, que por si já é definido, aparece com um artigo definido, é para prestarmos atenção, é porque alguma coisa muito específica vai ser falada. E quando isso aparece, significa que a pessoa que está falando, sabe do que se trata ou aquilo já foi relatado e essa pessoa, presume que o leitor saiba do que está sendo falado. Nesta passagem, Paulo não explica nada, ele só fala: a partida; só isso. Se fosse traduzir para o português, tinha que ser assim: "olhem, o dia do Senhor não vem, sem que antes venha a partida".
                É isso que está acontecendo em II Tessalonicenses; Paulo fala assim: calma, a tribulação não começou, pois para começar tem que vir antes a partida. Agora, será que aqueles leitores sabiam do que Paulo estava falando? Claro que sim, como começa o V.1? "Quanto a nossa reunião...", está no contexto restrito do que Paulo está falando. Outro argumento forte: para quem Paulo está falando este assunto? Para os Tessalonicenses. E para quem Paulo descreveu detalhadamente acerca do arrebatamento em uma carta anterior? Foi para os mesmos Tessalonicenses. Portanto, Paulo não precisava explicar mais nada.

                Então, não confundam mais e nem se deixem ensinarem errado; esta palavra "apostasia" aqui em II Tessalonicenses, significa simplesmente "afastamento, partida", e está se referindo ao arrebatamento. Não tem nenhuma indicação de afastamento da fé ou de Deus, mas sim está falando de nossa reunião com o Senhor Jesus.

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