Pessoas que Viram a Deus
Pessoas que Viram a Deus
Abrão
Gn 12:7: “Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”
Gn 17:1: “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;”
Gn 18:1: “Apareceu o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia.”
Isaque
Gn 26:1-2: “Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;”
Jacó
Gn 32:30: “Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque vi a Deus face a face, e a minha vida foi preservada”.
Ninguém jamais viu a Jeová (Deus). A palavra Senhor, em todo o AT, representa o nome secreto do próprio Deus, que muitos representam como Jeová, ou Jahveh (em toda a Bíblia de Jerusalém), ou Javé, ou o Eterno, nome que inclui a idéia de Criador, Causa e Existência eterna.
A Bíblia diz claramente que ninguém viu a Jeová (Ex 33:20 e Jo 1:18).
Mas há várias ocasiões registradas onde um visitante celestial é chamado Jeová: Gn 16:7-14; 22:11-18; 18:1-33; 32:29-30; Jz 6:11-24; 13:21-22; Is 6:5; Ex 3:2-16.
A solução é que o próprio Jesus Cristo, que existia antes que houvesse mundo (Jo 1:1-3;17:24), estava revelando-se antes de vir à Terra (I Co 10:4). Isto é comprovado nos versículos dos dois Testamentos que fazem Cristo igual a Jeová. Compare:
Jr 17:10 com Ap 2:23; Is 8:13-14 com 1 Pe 2:7-8; Is 45:23 com Fp 2:10-11;
Is 41:4; 48:12; 44:6 com Ap 1:17; 2:8; e Is 40:1-3 com Jo 1:23.
Acrescente a esta nota o que está em Jo 14:9-10:
“Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as Suas obras.”
Gn 35:1: “Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão.”
Gn 35:9: “Apareceu Deus outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou.”
Moisés

Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e 70 anciãos
Ex 24:9-10: “E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.”
Davi
II Cr 3:1: “Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.”
Salomão (em sonhos)
I Rs 3:5: “Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê."
I Rs 9:1-2: “Sucedeu, pois, que, tendo acabado Salomão de edificar a Casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo o que tinha desejado e designara fazer, o Senhor tornou a aparecer-lhe segunda vez, como lhe tinha aparecido em Gibeão.”
Isaías
Is 6:5: “Então, disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”
Deus Novamente na Terra
Mas este privilégio de ver a Deus era de alguns somente.
Então veio Jesus, o filho de Deus, e foi morto pelos judeus e romanos.
Em suma, o mundo matou Jesus. Esta morte condenou o mundo. O mundo continua muito distante de
Deus, pois Deus não concorda nem coabita com o pecado. Ainda mais, depois de matarem seu Filho.
Mas Jesus foi morto para abolir os sacrifícios. O que é morte para o mundo (muito pior que no AT) é vida para o crente em Jesus.
Mundo Depois de Jesus
Todo judeu, romano, grego ou qualquer outra etnia, que crer que Jesus é o Filho de Deus e que Ele é o holocausto (que morreu por nós) para salvar do pecado e da morte (que o pecado nos traz), está salvo.
Nossa luta não é mais contra o mundo, sangue ou carne agora, mas contra Satanás.
Ef 6:11-12: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
Deus nos deu liberdade de escolha. É o chamado Livre Arbítrio.
Escolhemos a Ele, por intermédio de Jesus, ou escolhemos o pecado e Satanás.
O livro de Jó (Jó 1:8-12) mostra esta disputa.
Em primeiro lugar Satanás não pode interferir na vida de um crente sem a permissão de Deus. Na vida de um não crente em Jesus, Satanás está livre para atuar, pois é uma lei divina. Sem a proteção de Jesus, os demônios estão livres para agir.
Em segundo lugar toda vez que Satanás (ou anjos bons enviados da parte de Deus) testa a fidelidade de um crente com provações, privações e tribulações, e o crente vence, Deus vence. Seu placar é acrescido de um tento, ganha um novo galardão (Mt 5:11-12; Mt 6:19-21; Mt 10:42; Lc 6:35 e Ap 22:12), e Satanás é novamente humilhado, como Jó o fez.
SINOPSE:
Como o homem é desobediente, pecador e ingrato, Deus criou
Planos de Salvação.
Os homens deviam segui-los e com isto encontrarem o caminho
que leva a Deus e à salvação.
O homem desonrou a todos eles.
Como o homem não conseguiu cumprir sua parte em todos o
planos de salvação, só restou a Deus mandar seu Próprio Filho, JESUS, com um
plano definitivo para a salvação da raça humana.
É este o plano que está atualmente em vigor.
O plano encontra-se descrito em todo o Novo Testamento, mas
está resumido nesta passagem:
Jo 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o
seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a
vida eterna.”
Nenhum comentário